Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



hipócrita

 


“the conflict that comes from having irreconcilable beliefs and needs, a problem many people solve with hypocrisy.”

 


Continuando a tirar pedras do caminho. Não desista.

Não a frase acima não é do senhor da fotografia. É o que ele é.

Chame hipócrita a alguém e ele pensará que lhe está a chamar mentiroso ou algo do género. Mas um hipócrita por norma não é mentiroso, quando muito é alguém que cai nas suas próprias mentira,  é alguém que mente a si próprio.

Noam Chomsky é considerado um dos mais influentes intelectuais vivos, linguista, filósofo, cientista cognitivo e … talvez o maior activista de extrema-esquerda do mundo. Ninguém odeia tanto o capitalismo como ele. Contudo foi descoberto que para não pagar impostos sobre os milhões que entretanto ganhou criou uma fundação. Nos estados unidos o imposto sucessório é elevado e ele criou uma fundação em nome da filha fugindo no futuro a essa forma de tributação (spread the wealth não é para ele, não), os direitos dos livros são colocados nos nomes dos filhos assim pagando menos impostos e foi descoberto que tem um portfólio de acções que  envolve todo o tipo de empresas que representam o odioso capitalismo, o odioso corporate America, como militar, farmacêutica, etc.   Quando confrontado com esse facto alegou que não pedia desculpa por querer deixar dinheiro aos filhos e netos… existe  algo mais burguês que esta afirmação?

Podia dar como exemplo Michael Moore mas esse caso já é demasiado patológico nas divergências entre o que ele diz versus aquilo que faz. E como caso psiquiátrico não seria representativo.

 

Mas como é que esta resolução das dissonâncias é feita? – Sim, na ACC e Insula.

 Tal como Cameron Carter e Vincent Van Veen nos mostraram aquelas duas áreas do cérebro são responsáveis por detectar dissonâncias cognitivas mas também por as resolver (hipocrisia). O interessante é que quanto maior era a actividade, maior era a hipocrisia posterior, porque tanto mais a crença mudava posteriormente quanto maior fosse a actividade na ACC e na Insula. O mecanismo, para que não haja dúvidas é: O IA detecta a dissonância, o motivacional reasoning promove a resolução da dissonância cognitiva, a nova crença aparece também pela acção da IA. – Nos estudos era-lhes pedido para mentir e quando acabavam de mentir acreditavam.

Por isso se diz que ser de esquerda é não ter princípios, mas sim ter causas.

 

Nada como ler Van Veen:

  "It shows that the phenomenon of cognitive dissonance is real and is not just a figment of the imagination of social psychologists.…[And] it shows that the degree to which people's opinions are subsequently changed depends on how active their anterior cingulate cortex was." The power of brain activity to change the mind is reminiscent of how thinking about one's thoughts differently—which is what people with depression, for instance, learn to do in cognitive-behavior therapy—alters subsequent brain activity, which then makes people feel and think differently.”

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Links

Blogs