Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Porque será que me ocorreu isto?

por Olympus Mons, em 18.11.13

Relacionado com o meu post anterior, ou talvez não  ;-) , lembrei-me do estudo de Hendrika H. van Hell sobre o Canábis no  cérebro (Evidence for involvement of the insula in the psychotropic effects of THC in humans) .

 

Ler o estudo é só Insula e ACC, Insula e ACC, Insula e ACC! - Se calhar não existe relação entre as atitudes da esquerda para com esta droga e a sensibilidade da esquerda à IAD (Insula-ACC- DLPFC). Pois sim abelha…!

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Surprese a 18.11.2013 às 19:44

Olá,
Captou a minha atenção, pelo que venho questionar a 'cientificidade' das suas conclusões.
Não que duvide dos estudos que comprovam que quem afirma votar esquerda tenha mais actividade num determinado órgão, versus quem afirma votar direita com maior actividade noutro órgão.
O que questiono é o determinismo genérico da conclusão, que me parece claramente non sequitur. Se fosse assim, não teríamos Zitas Seabras ou Freitas do Amaral.
O que me parece estar por provar cientificamente é o nexo de causalidade únivuca que propõe, pois a relação pode ser biunivuca, ou seja, se fizessemos uma RM à Zita Seabra quando era do PCP, o resultado poderia ser diferente do actual.
Dito de outra forma, o cérebro poderá activar mais vezes um determinado órgão em função das necessidades, e não o órgão auto activar-se por um qualquer factor genético hereditário.
Esta hipótese explicaria o porquê de se dizer que quem não é de esquerda quando é jovem não tem coração, e quem é de esquerda quando é velho não tem cabeça.
Por outro lado, haverá que antes de tudo definir o que quer dizer esquerda e direita, pois a definição destes conceitos nem sempre é homogénea. Aceito que a importância dada à propriedade privada é uma característica de direita, mas não sei bem como definir o que é ser de esquerda (sabemos como os partidos de esquerda têm dificuldade em unir-se) .
Imagem de perfil

De Olympus Mons a 18.11.2013 às 23:07

Caro De Surprese a 18.11

A resposta às suas questões estão no primeiro post deste blog.
Se depois de o ler ainda tiver dúvidas eu responderei.
Sem imagem de perfil

De Surprese a 18.11.2013 às 23:27

Sim, já tinha lido e conhecia a história do Phineas. O homem ao perder aquele órgão perdeu parte do que era (mudou de personalidade).
Não quer dizer que concorde com a explicação genética posterior, de que tendo os dois órgãos, as pessoas utilizam mais um por uma questão hereditária.
Aceito que existe uma correlação, tenho dúvidas quanto à causalidade.
Conforme referi no Insurgente, seria interessante procurar o que estaria associado ao libertarismo.
Para começar, nos EUA está associado a jovens brancos de classe média alta. Será que isto quer dizer alguma coisa, ou é uma relação espúria?
Imagem de perfil

De Olympus Mons a 19.11.2013 às 09:51

Caro De Surprese,

A CORRELAÇÃO entre hereditariedade (como demonstrado por gémeos siameses separados à nascença e de vivência em ambientes diferentes) e as preferências politicas é de algo com .6, a correlação entre a activação da Amygdala ou da Insula no momento inicial cognitivo é de .8 --- Sabe que a partir de .3 já é considerado uma correlação forte?

O que o meu caro amigo diz equivale por exemplo a dizer que não tem a certeza se a homossexualidade verdadeiramente existe visto a correlação entre estes e um cérebro de forma simétrica feminina é de .8, ou que não tem a certeza se os canhotos são realmente canhotos.

Tal como os exemplos acima referidos, que são universais no tempo e no espaço, também o ser de esquerda e de direita é universal. Ignorar esse facto, como as pessoas de esquerda tem tendência para fazer (do ponto de vista destes somos todos de esquerda só que uns ainda não viram bem a coisa), terá consequências muito complicadas a médio prazo.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Links

Blogs