Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Por (não) falar em alterações climáticas.

por Olympus Mons, em 02.03.14

 

 

 

 

Eu não sei porque os agricultores do HP G2A substituíram em grande parte os caçadores Recolectores  HP C por essa  Europa fora. Como dizia o outro não estava lá, não vi.

 

Contudo espanta-me como não se refere as alterações climáticas. Aliás, não me espanta. Porque como sabemos este período interglaciar é marcado por um “estabilidade” incrível da temperatura e só os malandros dos capitalistas com o seu petróleo barato é que estão a aumentar a temperatura do planeta. Realmente…!

 

Mas voltando ao mundo real.

Quem olha para esta imagem não pode deixar de pensar nos danos tremendos que o LIA (little Ice age – do lado direito da imagem) provocou na idade média na europa -Dark Ages, a idade das trevas.  Provocou fome, miséria, peste e morte terríficas por essa europa fora.

  

olhando para a imagem consegue-se ver o período de 2 mil anos em que as colheitas fabulosas por essa Europa fora, quando as temperaturas deviam ser bem mais elevadas que nos nossos dias, levaram ao sucesso dos agricultores do neolítico (8-6 mil anos). Colheira atrás de colheita terão levado a que esses agricultores fossem vistos como parceiros preferidos pelas mulheres. Uma população caçadora-recolectora tem uma criança de 4 em 4 anos, enquanto uma população agricultora tem filhos quase de ano a ano.

 

Mas logo a seguir podem ver as alterações climáticas brutais que ocorreram.  Se  400 anos de frio provocou o que provocou em populações mais desenvolvidas na idade média,  aqueles  quase 1,5 mil anos de  Big Ice Age  devem ter sido devastadores para aqueles  agricultores. Ano após ano de falhanço de colheitas deve ter sido arrasador.  Bem mais de um milénio disto deve ter dizimado estas populações a um mínimo. E não deve ter sido coincidência o aparecimento dos primeiros  conglomerados populacionais maiores (proto-cidades e vilas)

 – Escusam de andar aí a pensar que foram os R1b e os R1A que lhes trataram da saúde ( J ).

 

Por esta altura só devia haver um sítio na europa onde se estava bem. Na europa do sul.  E aqui, a sul do Douro então devia ser maravilhoso. Dava para caçar, pescar, plantar e até prospectar. Quando há 5 mil anos atrás voltou o tempo da Vida louca, o segundo período do Holocene optimum apareceu então os bell-beaker de Portugal  (R1b) e o pessoal dos machados do Leste Europeu (R1a).  Este período assistiu ao aparecimento das grandes civilizações a norte do mediterrâneo e à queda dos mesmos. Se calhar aqueles períodos a azul, de frio, podem ter ajudado á festa e terá sempre sido acompanhado por movimentos de populações. Tal como o aparecimento do império Romano coincidiu com novo período de clima optimum (Roman climate optimum). Tal como o pequeno período à azul terá coincidido com a sua queda.

 

Claro que não só o clima contribuiu para os eventos. Mas deve ter dado uma ajuda.

 

Coincidências e clima. É o que é. Mas isso era antes do Aquecimento Global por causas antropogénicas.  Todos esses períodos desapareceram como que por artes mágicas. Agora é só Hockey sticks!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Links

Blogs