Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando alguém como eu se insurge contra a atual ciência, porque a atual ciência se politizou e quando assim é somente fica política e pouca ciência restará, fá-lo porque os exemplos são perturbantes.
Deixe-me dar-vos um outro exemplo.
Nesta altura falamos dos perigos da guerra na Europa. A posição de tropas russas junto á fronteira este da Ucrânia ou na Bielorrússia coloca a europa em perigo! A Europa, às portas da Europa, Guerra pode chegar a Europa, segurança da Europa... mas, mas afinal não é asia central?
Porque quando falamos de ciência, eu passei o ano passado a concordar com as pessoas, e são muitas fora da academia mas com vastos conhecimentos das matérias em discussão, que se passavam dos carretos, que se revoltavam, com a publicação de papers, livros e apresentações internacionais que se referem a certas componentes do nosso ADN como sendo vindo da Asia Central com os tais Yamanya. Não que eu seja particularmente sensível, porque não gosto de muita da atenção dado aos Yamnaya durante os últimos 10 anos, mas sempre concordei que raio de panca era essa de os colocar na Asia.
Veja-se ainda há semanas, por isso um paper recente, (Marnetto et al. 2022) que leva a artigos como este do Dailymail. (https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-10489451/Europeans-owe-height-Asian-nomads-blue-eyes-hunter-gatherers.html) - Como esta gente da elite comunicacional , com a ajuda da academia, quer alterar a história e pré-história Europeia em algo indefinido, inconsequente e aleatório, não se cansa de dizer coisas em paragonas como: Europeus devem a sua altura a nómadas asiáticos, os seus olhos Azuis aos caçadores recolectores originais (WHG) e o cabelo loiro (e cor de pele) aos agricultores da Anatólia (EEF).
A ideia é que europeus não existem porque são um bocado de caçadores recolectores que por aqui viviam, mas o resto e a sua maior parte de Agricultores que vieram do levante e do que hoje é Turquia e de outros ainda que eram os nómadas que vieram da Asia. Sendo que isto tudo ocorreu há muito pouco tempo, logo os Europeus não existem mesmo. – Esta é a narrativa que está subjacente a esta tanga toda.
Os Europeus até podem dever a sua altura, os mais altos pelo menos, aos Yamnaya mas considerar que as estepes da Ucrânia, é a Asia é só estranho e bizarro . Mas é assim o mundo de hoje. Tudo é fluido. Quando as tropas russas chegam ali é a Europa quando chega á academia, a cientistas e investigadores, sem qualquer vergonha, sem vergonha tipo Bernadinho do poligrafo ou cientista tipo Luísa Pereira, passa a Asia Central. Hoje em dia tudo é permitido. O mundo é dos incultos e burros.
Os Yamanya eram realmente altos. Algumas da ossadas encontrada eram até bastante altas. Sinceramente não me lembro qual se a Dnieper–Donets culture ou a Sredny Stog culture, (do sitio onde estão agora as tais tropas russas!) mas uma delas era composta por pessoas altíssimas mesmo para os dias de hoje, culturas estas que junto com a caucasiana fundaram a tal steppe admixture, ou Yamanya admixture que é a terceira e ultima componente genética dos Europeus. – Mas esta gente toda vivia na Europa do Leste! Não é na Asia!
Até se podia argumentar se fosse junto aos Urals ou algo do género, mas esta gente habitava zonas que são claramente Europa seja por qualquer métrica que se analise a não ser que se queria argumentar que moscovo e Kiev é na Asia.
____________________
E sim, em grande medida podemos considerar que o tom de pele mais claro e a cor de cabelo mais claro se deva aos Agricultores do neolítico. Até porque em nenhuma outra cultura se encontra tantos alelos relacionados com a cor de cabelo muito clara e os genes associados á cor branca dos europeus como a cultura LBK (genes SLC24A5 rs1426654, SLC45A2, rs16891982) e realmente estas pessoas eram geneticamente quase 100% EEF, Agricultores da Anatólia. - Esquecem sempre de dizer que os EEF sim que vieram da Anatólia e a nossa ancestralidade é essencialmente dos Barcin (do oeste da Turquia junto ao mar de marmara) e que esta ancestralidade é das pessoas que habitavam esta região, ou regiões, mas que foram substituídas por outras pessoa. Houve uma altura em que vieram colonos de outras zonas e por isso hoje em dia a genética das pessoas que habitam estas regiões do que hoje chamamos Turquia não tem nada a ver com a genética dos europeus nem dos EEF originais como os Barcin, etc. Os colonos vieram e ocuparam fazendo com que, com o tempo, essa ancestralidade muito grega e troiana tenha desaparecido. Foi sempre assim.
____________________
Já os WHG, os tais caçadores recolectores originais da Europa, que seriam mais como esta imagem e não negros como por aí se vê escrito muitas vezes (veja-se as diferenças) tinham realmente os alelos todos dos olhos claros e pele escura e por isso muitos, mas muitos deles deviam ter olhos azuis. E também eram bem altinhos. Especialmente se comparado com os EEF que até poderiam ser branquinhos, lourinhos e pequenotes.
Este meu post não é sobre qualquer uma destas culturas que são pedras angulares do nosso passado. Cada uma delas daria um livro e viria cheio de nuances. O meu post é sobre o facto de vivermos num mundo onde pilares da sociedade perderam o tino e não existem árbitros para nos ancorar a qualquer realidade ou verdade. Vivemos mesmo na era em que os politburos da esquerdalhada define o que é a verdade e essa verdade passa a ser dogma tenha ou não qualquer aderência ou verosimilhança ao que factualmente se sabe. Não interessa, interessa sim as suas agendas e mais mada.
Cara Luísa e caro Bernardinho… Estamos fod*d*s!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.