Elites
Tudo o que tu podes dar a uma população num beco aparentemente sem saída como uma ditadura é uma oportunidade. Isto é verdade no Iraque, no Afeganistão ou noutro sítio qualquer.
A ideia que uma potência como os EUA derrotam uma ditadura seja com que motivo seja e tentam implementar uma democracia, forçam ao máximo a ereção de instituições de todo o tipo, mas que depois são responsáveis pelo falhanço desse povo em aproveitar a oportunidade dada é ridículo.
Amigo eu dou-te uma oportunidade, ajudo-te, mas o que tu fazes com essa oportunidade é problema teu. Se o povo afegão que escolhe as suas elites, como sempre, sempre o povo é que faz, e essas elites não conseguem encontrar em si próprios um caminho que não seja uma ditadura ou extremismo religioso é um problema deles. Se os afegãos são Talibãs pois que seja. Os talibãs só podem ter este domínio sobre o país sem ter muito, muito apoio popular.
Os EUA, NATO tiveram demasiado tempo no Afeganistão. O tempo de estabilização não poderá passar de um período razoável de algo como 10 anos. Após esse período…. Problema teu!
Acho que fazem muito bem em sair. O último que apague a luz.
Com uma vantagem em ser agora. Assim, como temos um presidente americano “dos bons” não vamos ter que aturar imagens de queda de Cabul durante um período interminável e com imagens alternadas e interligadas a Trump, Trump, Trump.