Eu e FISETIN
2 - FISETIN
Muito antes de tomar Fisetin eu sabia que teria que arranjar um senolitico em que eu acreditasse. O problema era que não encontrava literatura e por isso só mais tarde adicionei ao meu protocolo que chamo “kick ass until you die and go down kicking” ou dito de outra forma o meu protocolo para “envelhecer de forma mais saudável possível com o melhor que consigo fazer ou consumir sem me chatear ou deixar de gozar a vida”. – A parte do fim é importante.
https://www.youtube.com/watch?v=JY5Uuniol_4&t=197s
Depois a dúvida ficou entre Quercetin e Fisetin. Até à pouco tempo Quercetin seria a escolha, mas depois estudos como este da imagem acima começaram a sair e como podem ver na imagem Fisetin kick ass sobre todos os outros. Mas também é verdade que um pode acabar por ser eficaz com algumas senescence e o outro com outras. Por isso ainda é cedo para se largar de todo o Quercetin…
Fisetin é aquilo que os morangos têm muito. São flavonoides que a natureza cria. Mas, como acontece com tudo na natureza terias que comer quantidades astronómicas para combater o declínio da idade, como tal até certo ponto a alimentação ajuda-te, mas a partir de certa idade, e bastante cedo, já não consegue reabastecer o que o corpo não está a processar corretamente. Estes flavonoides são ativadores dos que Sirtuan genes, os SIRT (1,2,3) que falei anteriormente.
Esta é a questão:
Ao envelhecer vamos acumulando células que deixam de ser reproduzir corretamente. Elas células felizmente chegam a uma altura em que notam as suas falhas e param de se reproduzir ficando senescentes, ficando algo como zombies no corpo. E ter células senescentes é importante porque elas informam as outras células á volta para terem cuidado e olharam para os seus mecanismos e se estão a “operar” corretamente. Por isso é importante ter estas células a alertar as outras para olharem para si próprias e perceber se estão operacionais. De outra forma o cancro seria muito mais frequente.
Mas a parte boa destes senoliticos é que eles não têm efeito nenhum sobre células saudáveis e normais mas atacam as zombies de forma aparentemente muito eficaz. O problema das células zombie é que elas estão o tempo todo, o tempo todo a segregar umas coisas inflamatórias chamadas de SASP (Senescence associated secretor Phenotype) e a sua acumulação leva à inflamação crónica que está associada ao envelhecimento e que consome o corpo o tempo todo a tentar compensar. A lista de maleitas e doenças associadas a esta inflamação é tudo o que as pessoas idosas sofrem, desde alzheimer e Parkinson até perca muscular.
Assim, queremos ter destas células, mas não as devíamos deixar acumular… aí está onde FISETIN parece ser a arma supersecreta e superpoderosa.
Por último, o fator mais importante é que o FISETIN elemina esta células imediatamente, logo o protocolo que está a ser usado e testado nos estudos que por aí vêm é com o protocolo “Hit and run” – Usa durante poucos dias e depois paras.
Eu, como já disse, uso durante 4 dias (pode ser 3 , pode ser 5) mas não mais que isso. Depois deixo o corpo gozar a vida sem esses processos inflamatórios enquanto acumula senescence cells mas também permite as stem células de criar novas que são boas. Depois volto a fazer hit and run. Outra coisa importante é que esta categoria de flavonoides odeia água. Odeia e não se dissolve por nada do mundo! Por isso misturo com azeite numa colher e engulo. Já para não falar que a sua bioavailability é imensamente maior assim e o corpo assimila tudo.
Como nota final, deixo que o FISETIN está a entrar em trials até para combater o Coronavírus. Como não podia deixar de ser…