Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Nem D. Sebastião...

por Olympus Mons, em 05.03.21

Capture lacerda machado.PNG

E lá continua a senda da TAP.
E do nosso dinheiro. Contudo não deixa de ser curioso o facto de quando a TAP era 2% do PIB, tinha um superavit da Balança Comercial superior a 1.2 mil milhões de euros e recebia 0 (zero) euros, dos nossos impostos (até era proibido por lei)… era uma choradeira contra o raio da companhia. E isto foi até fevereiro de 2020! 

Mas agora que vamos despejar algo como 3.5 mil milhões para manter a companhia a operar, que não é salvar que isso é outra coisa diferente, estamos todos grosso modo caladinhos ou ganir baixinho.  - Eu acho que se deve ao fascínio do Tuga em geral com o PS no governo. Os donos disto tudo trazem uma serenidade ao povo Tuga ímpar, muito se devendo ao controlo que também possuem sobre a imprensa mas não só. Sócrates sabia-a toda e nós somos assim.

Uma das coisas que não deixa de ser curioso é que pessoas como o Diogo Lacerda ou Esmeralda Dourado nunca tiveram nada a ver com a TAP. Não percebem do assunto, nunca mandaram em nada nem tem nada a dizer sobre o modo como a TAP verdadeiramente operava ou tomava decisões. Eram os Boys. – Já o Trey, não fora a paranoia de ser só ver as coisas pelo ponto de vista do volume era um airliner puro. Aliás o Neeleman lá o espera na Breeze Airways no Utah e nem se vão lembrar da TAP dentro de um mês.  Devem dar graças a Deus todos os dias (porque são mórmons) terem-se livrado da embrulhada assim tão bem. 

Entretanto tenho tido algumas conversas com pessoas envolvidas em algumas da potenciais novas companhias aéreas (que ainda não operam) , como a Flyr, ou Northern airways ou Canarian airways e todos manifestam uma preocupação. - Que é o facto das grandes empresas aéreas como a Lufthansa, British ou KLM/Air France terem apressado os seus novos modelos de distribuição, vendas digitais, etc. – A preocupação é, mesmo para essas companhias novas, cheias de gente inovadora sem passivos e lastros financeiros, é que já perceberam que vão ter dificuldade em conseguir competir com os novos esquemas muito e-retail que essas companhias de referência irão usar agora na retoma e que para dizer a verdade levaram os últimos 10 anos a preparar e a colocar em produção (NDC, offer Management, dinamic pricing real, etc, etc), quando por outro lado a concorrência das low cost se intensificará também. O ambiente pós COVID-19 na indústria do transporte aéreo será ainda mais brutalmente concorrêncial para que empresas aleijadas como a TAP tenham futuro.

A TAP, com uma perca de recursos humanos muito grande (quadros bons brasileiros foram embora, alguns dos melhores quadros portugueses já saíram ou estão a preparar-se para sair), todos os projetos inovadores parados (para se aproximar dos tais grandes), com um constrangimento à rede ditada pela UE e com todos os players a cheirar sangue na água e prontos a atacar (muito simplesmente aumentam as suas frequências para cá)…. Que hipótese terá a TAP?

Percebo o medo do Governo. A TAP é um anacronismo que sobreviveu por causa de algum desleixo das outras companhias aéreas e quando acordaram já a TAP dominava o mercado Brasileiro. Com 50% do tráfego de conexão e 80% dos 3 mil milhões de euros em vendas sendo exportação é tentador para o governo. Se fechasse a TAP o mercado, o espaço, não seria ocupado por outra empresa portuguesa... num minuto, um minuto!, os algoritmos dessas outras companhias aéreas estrangeiras que fazem Desenvolvimento de rede apercebem-se da oportunidade e cospem novas frequências (voos) e rotas que dantes eram da TAP. Hipótese dessa atividade ficar cá... zero!

No entanto, a premissa do investimento do governo parte, na minha opinião, de um erro da equação. O governo pensou, se eu salvar a companhia ela vai devolver o dinheiro investido pelo impacto que terá na economia (e que sempre foi grande)… mas não me parece que seja esse o caso no futuro:  O estado, investidor, vai perceber que mesmo cortando os custos como está a fazer, a capacidade de gerar receitas da empresa será bem menor e sempre a reduzir com o passar dos anos. Com isso irá acabar por ter emagrecer ainda mais para poder vender a empresa outra vez. Toda a expectativa de retorno irá esfumar-se.
No momento da venda, quando for, a TAP terá qualquer coisa como 50 aviões (empresa irrelevante), sem muitos serviços, gestão e administração em Portugal, com impacto muito (mais) reduzido na economia portuguesa.

Lembrar as pessoas que houve uma altura, e até a TAP era mais pequenina e o estudo já não foi reproduzido, em que a companhia aérea era a quarta cidade portuguesa em consumo de vinhos. Esse será a TAP que já não voltará.

Aguardo no entanto um milagre, porque 3.5 mil milhões de euros é muito dinheiro, mesmo muito. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2021 às 08:26

Com a TAP só quis voar uma única vez, e foi devido à máxima urgência que tinha. Nunca mais. Eu gosta da TAP, muito, mas não estou disposto a pagar a essa mafia sindicalista mais, do que os concurrentes exigem. E como eu sei, que o esquerdista é sempre um malandro e ladrão a trabalhar, sim, milhares de provas, a TAP que vá para o lixo e desapareça.

Eu ainda me lembro da arrogância dos pilotos exigirem uma quantia da riqueza da TAP. Os socialistas e comunistas dão cabo de tudo, são os eternos burros arrogantes e estragam qualquer flexibilização. Esses doentes, esses porcos, desde o fascismo de 1974, sim senhor, o fascismo veio em 1974 para aqui, sempre a falar de falsa harmonia, de falsa paz, de falsa fraternidade, só a enganar. Que se lixem. Quem andou a pregar socialismo, que o coma. Quem andou a construir sobre areia, que se lixe.

Em 1974 os mentirosos tomaram o poder e agora é tempo de fazer contas.

O Tuga não é culpado. Essa é que faltava. Culpado são todos aqueles que votam na esquerda. Mais culpa ainda, têm aqueles que andaram a mamar a TAP, o tal "Deep State" português. E ainda mais culpa têm aqueles que tiveram no poder na TAP e não sabiam lidar a mesma.

O que é a TAP? Um avião, que transporta pessoal e com um restaurante mínimo. O pessoal num restaurante trabalha muito mais e ganha menos, em geral?

Eu acho bem que a TAP desapareça do mercado, para demonstrar a incapacidade dos fascistas da esquerda.

A esquerda não se importa un corno se a TAP desaparece ou não, eles tem é pena, de perder um bom emprego subvencionado pelo estado socialista, para os filhinhos deles.

Esta UE não vale um corno. E em Portugal não há ninguém que exija que Portugal saia desta UE porca e podre.

Jornaleco

Outra perversidade:
Já reparou o que os anti-democratas andam a fazer agora nos EUA? Andam a aumentar o ordenado mínimo duma maneira maluca e brutal que destrói empregos a eito. Em Espanha não é tão radical, mas também andam a destruir emprego. Isto está tudo doido.

O dinheiro não falta. O Banco de Portugal tem uma máquina na cave que faz notas a eito. O que eles não sabem é criar verdadeira riqueza. Enganar sabem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2021 às 08:40

Caro Olympus,

os tais "mórmons" nada tem de ver com o DEUS VIVO cristão. Nadinha. Tal igual aos testemunhas de Jeová.

Nem o papa falso em Roma actual é cristão.

A igreja protestante alemã está morta e a beijar os pés aos Soros e aos outros porcos deste mundo.

E o tal palhaço Sócrates é um vigarista e incompetente mais nada. Um ladrão barato que quis seguir um caminho criminoso.

É tudo uma grande vigarice. Vivemos em tempos malucos e perigosos.

A empresa Tesla não faz lucros nenhuns. Nem um tostão. Mas os impostores (do culto da morte) deram a essa empresa direitos sobre o carbono e esses é que dão o tal "lucro" a esse vigarista, que não tem vergonha nenhuma na cara.

Vivemos em tempos traidores.

Jornaleco

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D


Links

Blogs