Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

barradeferro

barradeferro

Talvez elaborando alguns pontos do meu post anterior (https://barradeferro.blogs.sapo.pt/eu-e-nmn-164588) e adicionando alguma informação extra que me parece pertinente.

Para quem tenha interesse em perceber mais sobre este assunto ler o excelente livro de David Sinclair é um regalo para o espírito. 
Mas claro que pode ir á net ou ao Youtube e tem lá tudo.

Enfim, NMN é uma molécula curiosa. Os Human Trial prosseguem e penso que vão atingir o pico dos resultados em finais de 2022.
Hoje em dia percebemos um pouco mais sobre trials de medicamentos ou vacinas e dos passos todos que são tomados devido à vacina do COVID.  Acresce que human trials são caros, caros. Daí que levem muito tempo e custem muito dinheiro.

Contudo estuda-se o NMN há quase uma década. O efeito de NMN sobre ratos é milagroso. Ratos com “80” anos no espaço de um 1 mês voltam a ter “20” anos.  Machos e fêmeas. Voltam a reproduzir, pelagem fica como dos ratos jovens e tal como David Sinclair explica levaram algum tempo a perceber porque as passadeiras dos ratos paravam de funcionar… porque tinham um mecanismo que passados aquele número de horas era suposto desligar devido ao facto de nunca terem considerado possível que os ratos corressem durante tanto tempo. – Pois, mas cuidado, os ratos têm um metabolismo 200 vezes mais rápido do que os humanos. Por isso não é a mesma coisa e não significa que resulte na mesma dimensão ou forma em humanos.

Muitos dos estudos que tem saído sobre NMN ou NR tem dado indicações extremamente positivas. O ultimo (uma semana atrás penso eu) é os chineses a injetar no couro cabeludo e na verdade reduz a calvice, como demonstrado e bem no estudo. Aliás os primeiros estudos era como não poderia deixar de ser sobre a segurança e dosagem. Mas pelos ratos já sabíamos que até se podia dar quilos daquilo aos ratos que a toxidade era perto de zero. Aliás o próprio Sinclair durante anos que toma, a família toda e teve que deixar de dar ao cão velho porque ele tinha ficado muito irrequieto. Por isso podemos considerar que seguro é.

Outra curiosidade é que David Sinclair não regista as patentes e faz questão de tudo o que produz ser livre para ser replicado, logo essa é a razão dos preços serem “tão baixos” (todo o meu protocolo custa €2.80 dia) e produzido em massa na China. E dizem daí a guerra entre ele e Dr. Charles Brenner o inventor de NR (nicotinamide Riboside) – Dr. Charles Brenner is the chair of the new Department of Diabetes & Cancer Metabolism at the Beckman Research Institute of the City of Hope National Medical Center -  que tem tudo patenteado e com certeza não fosse a concorrência do NMN de Sinclair (Nicotinamide Mononucleotide) já teria ganho muito mais dinheiro. – As picardias entre os dois, no Twitter começa a azedar. Especialmente ultimamente.

Que mais…
Harvard está para revelar uma nova molécula, um novo NMN, que aparentemente é ainda mais eficaz.  Cada vez mais estes ativadores e/ou reguladores dos tais genes do envelhecimento SIRT, MTOR etc. são melhores conhecidos logo cada vez serão mais eficazes as próximas gerações de produtos.

Também falei de Metformina que há mais de 50 anos é medicamento básico dos diabéticos é powerfull vudu!  Em alguns países Anglo-saxónicos já é receitado pelos nutricionistas até para controlo do peso. Aliás, já tinha dito que o primeiro medicamento verdadeiramente eficaz contra a obesidade que está para sair no mercado será em parte uma réplica do Metformin. Mas atenção, ao interferir com MTOR, que gere hormonas de crescimento faz com que não devas tomar nos dias em fazes pesos. Se o fizeres o treino vale quase zero. O próprio Sinclair diz que no dia e no dia seguinte a heavy lifting não toma Metformin.

Começa a aparecer muita gene therapy  para os mesmos que parece ser ultra poderoso, mas isso como diz o nosso amigo Jornaleco é para as elites de DAVOS e os probrezinhos não me parece que cheguem lá. 

Para terminar. Novamente pessoal: Não vou justificar, e muito menos advogar, porque o NMN resulta. Don’t give two F*cks, sobre o que os outros decidem fazer. Só a reportar a minha experiência pessoal.

Nota: O post anterior suscitou um pico e views, pese embora eu nem faça tags, por isso irei, moderadamente, adicionar mais desta temática.

10 comentários

Comentar post