Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Verde por todo o lado senhores, é o verdadeiro green new deal!
Vegetação, só nos últimos 20 anos, aumentou 10%!
Alguns de nós se não somos do tempo, pelo menos lembramo-nos dos ecos do tempo dos tree huggers, do fim do mundo pela destruiçao das florestas, do fim da botânica e da diminuição da vegetaçao que iria ser uma catástrofe para o mundo… depois foram comidos pela mais sexy narrativa das alterações climáticas e não se ouviu falar mais.
Mas AGW não conta a história toda. Porque foi nessa mesma década do fim do século passado que se começou a reportar em largar escala a evolução anual da vegetação e se começou a reportar dados de satélite sobre as grandes florestas e…. algo estava errado no que se via. Foi um processo similar na globalização: Quem não se lembra dos protestos, muitas vezes violentos e sempre aparicados pela imprensa, durante os anos 90 contra a globalização? – E como acabou num ápice quando se começou a reportar que a globalizaçao tinha retirado da pobreza extrema 2 mil milhões de pessoas numa década - Onde anda essa gente agora? A organizar BLM, a organizar movimentos de extrema esquerda e a endoutrinar nas universidades os alunos. - Esta gente está sempre do lado errado!
Voltando à vegetação, agora temos uma ferramenta da NASA que nos dá inclusivé acesso ao raw data da evoluçao da vegetaçao no PLANETA TODO!
Ora, aquilo que se se vê neste gráfico acima é que só no século XX, só nos ultimos 20 anos a vegetaçao no planeta aumentou 10%! --- UUpps!
Já nos tinham reportado que o deserto do Sahara tinha reduzido em 8% nas ultimas décadas. Isto é uma área de 700.000Km2! é assim uma área do tamanho da França ou da Turquia.
E, como sabemos também, em 70% esse crescimento deve-se ao aumento de CO2 na Atmosfera. Sim, lembrar sempre que o CO2 é tão poluição como oxigénio é poluição. CO2 é acima de tudo alimento de plantas e desde o aumento de output na produçao alimentar que matou outras das tangas do século XX a tanga o Malthusian trap em que iamos todos morrer à fome até ao aumento das florestas. A botânica do planeta está profundamente agradecida aos humanos porque 280ppm é, para as plantas, morrer à fome e rezam as plantinhas que se atinga um valor perto dos 700ppm onde elas nas estufas iniciam o seu potencial .
Não sei de quem é mas isto aqui em baixo, apesar de escondido, ainda anda por stanford.edu!
"
Even at today's concentration of 400 ppm plants are relatively starved for nutrition. The optimum level of CO2 for plant growth is about 5 times higher. CO2 is the giver of life ... The amount of CO2 in the atmosphere was reduced by about 90% during the last 150 million years. If this trend continues CO2 will inevitably fall to levels that threaten the survival of plants, which require a minimum of 150 ppm to survive. If plants die all the animals, insects, and other invertebrates that depend on plants for their survival will also die."
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.