Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Reza, pois a história assim: Não é segredo que tanto David Neeleman como Antonoaldo Neves tinham o maior dos desprezos pelos representantes do Estado na TAP e pelos governantes do país (pelo que sempre me constou). Entre muitas coisas, não percebiam a atitude dos governantes perante a TAP, sendo acionista da companhia, querendo colocar a TAP sempre em pé de igualdade com todos o concorrentes e raramente aceitando fazer o lobby pela TAP e pelas suas necessidades, nomeadamente junto da ANA aeroportos que constrangia o crescimento da companhia, ou pelas facilidades que os representantes davam ás Low Cost, etc. Coisas deste género.
Muitas das pessoas que ouvem isto que aqui descrevi, dirão logo que o governo deve tratar todos por igual, etc. Para ser honesto, é das coisas que me tira do sério (!)- Se alguém acha que o governo alemão não protegeu a Lufthansa das low cost ou que o governo regional da Baviera não protegeu a Lufthansa em Munique num dos seus HUBs , ou que o DOT (department of transportation nos EUA) não protege de forma descarada as companhias aéreas Americanas…é só estúpido. E muitos dos liberals (Libertarians) aqui do burgo são estúpidos assim, desta forma, autofágica. Pelo que me constou, Neeleman sempre achou que o governo os ajudaria a sedimentar a estratégia da TAP (sendo acionista maioritário…) e que era coisa que o irritava essa falta de… inteligência dos governantes.
Reza, também, a história que as relações pessoais entre aqueles e o ministro Pedro Nuno Santos foi deste logo antagonística. Pedro Nuno Santos, na minha opinião, é um bufon, um menino narcisista habituado a falar como quer. Consta, nas lendas, que com Antonoaldo e Neeleman levou imediatamente com respostas igualmente… Igualmente arrogantes, igualmente agressivas, igualmente até insultuosas. E Pedro Nuno Santos sofreu de um “ferimento narcisista” por causa disso porque foram à frente de outras pessoas. E se há coisa que não se faz é um narcissistic Injury a um narcisista. Consta que apesar dos esforços do amigo do António Costa, Diogo Lacerda Machado, a relação não tinha mesmo cura.
O meu ponto é: O modo como o governo Português lidou com toda a situação da TAP após pandemia foi … estranha para dizer o mínimo. Super Incompetente logo a seguir. burra a seguir... Deste o início as declarações do Ministro Pedro Nuno Santos foram para mim surrealistas. Naquela situação, Maio e Junho de 2020, atacar a gestão da TAP como atacou; nunca ter pelo menos tentado salvar a TAP com dinheiro da União Europeia (usando nomeadamente o exemplo da Condor, ou argumentando viabilidade da TAP SA e não da SGPS… qualquer coisa!). Sim, Antonoaldo Neves tinha razao quando disse no Parlamento "cara, tem que brigar na Uniao europeia pela TAP". No fundo o Ministro passou imediatamente para o modo “tramar” a gestão privada e readquirir o controlo acionista da Empresa ao invés de amarrar Neeleman e Pedrosa ao futuro da companhia sem lhes permitir fugir das suas responsabilidade nesta altura. E quem quiser ir ver as imagens e declarações do Ministro na altura logo percebe que ele estava a ter o melhor tempo da sua vida. Ele alumiava felecidade, daquela que só a vingança traz.
Desde essa altura que me ficou a dúvida, quanto disto tudo não se prende com esta pequenez de personalidade do Ministro. Por um lado é difícil acreditar (daí algum cepticismo da minha parte), por outro estamos a falar de um tuga, príncipe do Socialismo, os donos disto tudo, logo nada cai fora do reino do possível.
Reza a história desta forma. Muito disto não consigo provar, é só coisas que me contaram, por isso peço que assim o encarem. Mas que fique claro, que isto, tanto quanto eu sei, só na Tugolândia. Noutro sítio mais a norte isto seria inaceitável.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.