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Pergunta justa do mcmp

por Olympus Mons, em 12.02.23

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Algo há muito tempo devido…
Reparem que não advogo, ou impinjo, seja o que for a alguém.  

Mas não deixa de ser uma pergunta interessantes, passados 3 anos desde o primeiro produto (NMN) e com uma média do protocolo completo de 1,5 anos… “que diferenças tem notado que o façam pensar que está a resultar?” 

É difícil não me conhecendo pessoalmente porque vai tudo soar a algo estranho.
Mas vou tentar explicar:

Há 5-7 anos, comecei a notar uma coisa curiosa. Que já não era uma questão de força de vontade, era simplesmente que a “máquina”, o corpo, não conseguia produzir energia “daquela forma”. Achei curioso. A capacidade de gerar explosão não existia e mesmo movimentos compostos altamente energéticos eu reparei que fazia de forma muito menos explosiva e por isso mais lenta. E não valia a pena concentrar-me e tentar, que o resultado era o mesmo. A máquina não conseguia produzir energia.
Não me provocou propriamente stress, mas fiquei curioso se seria uma inevitabilidade.

Depois, viver com “inflamaaging” é uma constante. A inflamação geral que se instala conforme se vai envelhecendo, hoje sabemos ser devido ao efeito de senescence cells (células Zombie) é algo a que nos vamos habituando. Nomeadamente nas articulações mas não só.

Recuperação esqueleto-muscular era difícil – Sprints ao Domingo obrigava a leg-day impreterivelmente na quarta-feira à noite. E mesmo assim…
Outro dos efeitos que notei em mim, para aí em 2016-2017 passei a sentir uma dificuldade grande em fazer regulação térmica. Especialmente no inverno. O frio passou a ser uma agressão física. Já vinha a decorrer há algum tempo mas piorou. Por outro lado, “velho” quando treina sua para caramba e isso vê-se na roupa como fica encharcada algo que se repararem começa muito cedo com o passar dos anos.

Estes são só alguns exemplos.
Ora bem. 3 anos depois:

  1. Meu frame esqueleto muscular é igual ao que tinha aos 20 anos quando era kickboxer e fazia musculação (teve uma melhoria a rondar os 30-40%).
    b. O esforço físico que era impensável há 5 anos, impensável, no mesmo circuito (400m subida do lidl com inclinação maluca nunca me tinha sequer atrevido) é agora aquecimento antes de ir ao ginásio.
  2. Quando treino suo muito menos (muito menos) e não existe qualquer restrição para treinos explosivos. Obtenho resultados com metade do esforço para dizer a verdade.
  3. Eu era o friorento - Não suportava temperaturas abaixo de 22 graus. Hoje com 15 graus ando de camisa na rua.
  4. Tenho zero inflamaging. Zero. Não tenho tendinites nos ombros que me queriam operar a toda a hora, ou dores irritantes nos joelhos, zero dores ou mal-estar no corpo. Zero. – talvez tenha sido a parte mais relevante.
  5. Curiosamente deixei de ter astigmatismo.
  6. Velho dorme mal. Não que seja realmente mau. Para quem como eu dormia que nem uma pedra e acordava completamente disfuncional a idade trouxe essa coisa de acordar sem problemas e às vezes durante a noite – Eu agora durmo que nem uma pedra e acordo da mesma maneira que há muitos anos, muitos anos!

 

Garanto-vos que estes são só alguns dos exemplos. No início atribui algumas dessas melhorias ao efeito placebo. Depois deixou de ser explicável dessa forma.  

Mas presumo que cada pessoa terá as suas características e as deficiências que adquire com a idade na nível de Kreb cycle, glutathione cycle e mais importante NAD cycle serão diferentes. - Esta foi meramente a minha experiência.  Não quero impingir nada a ninguém, mas advogo fortemente a que as pessoas investiguem um pouco aquilo que se está a descobrir sobre o modo como as pessoas envelhecem e o que passa a ser disfuncional no corpo. Depois é tomarem as vossas decisões.

Propositadamente deixei aspetos psicológicos ou emocionais de fora, pese embora algumas destas coisas sejam também reportadas em estudos e papers científicos  relacionados com ansiedade, OCD, etc.

este é o resumo assim, on the fly, que consigo fazer.

 

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27 comentários

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De Olympus Mons a 13.02.2023 às 22:19

Sim. Exactamente o mesmo. Pode é reduzir um pouco a dose para poupar. Por exemplo 300mg no NMN em mulheres é suficiente enquanto em homens talvez faça sentido ir aos 500mg. Minha mulher só toma 300mg.

já vi estudos feitos com pessoas acima dos 70. 60 anos é uma altura critica porque é a seguir aos 60 anos que se dá um crash metabólico e estes protocolos são supostos impedir isso.

25 anos é que não entendo. e vê-se muitos já com o protocolo (pese embora se aconselhe a partir dos 40).

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De Paulo a 14.02.2023 às 11:24

Mas recomenda se o protocolo completo apartir dos 40 anos é isso?
A hansen vende isto tudo?
É que ir para a Amazon é ser burlado!

Relativamente a alimentação como é? É seguir as regras da alimentação saudável ou substituir carne peixe e ovos por whey ?

Obrigado
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De Olympus Mons a 14.02.2023 às 14:00

Viva - Sim, a partir dos 40 deve ir incrementando durante 1 a 3 anos até atingir o protocolo que estiver melhor justificado á época.

a.O protocolo que uso é ao que consegui apurar lendo a literatura cientifica e ajuda de análises de outros (inclusivé o próprio David Sinclair) o mais consistente. Não quer dizer que com o avançar dos anos não haja coisas que venham a provar-se mais eficazes ainda!

b.Por exemplo se tivesse que desistir de algum (até pelo preço) nesta altura seria o CaAKG. - Se já tomo o AAKG e se o AKG é suposto ser o composto molecular que resulta... Por outro lado, CaAKG parece ser bastante eficaz em mulheres e além disso que se tem a perder em ter mais Oxido nitrico a circular no corpo? Nada, só beneficios.


c. Da Hansen só mando vir NMN, Fisetin e o Caakg - eles testam tudo na universidade de Wrocalw e isso é uma garantia.
De resto mando vir sendo o mesmo preço ou similar e havendo da Bulk.com que também é tudo testado e com garantias. Eles só comercializam o melhor que há dos produtos (Produtos vem da Alemanha e nao paga portes). preço está sempre em conta e a par com qualquer coisa que compre noutro sitio. Também confesso que por exemplo a Whey compro na Prozis que tem o melhor preço qualidade. E a Prozis é super na entrega e os produtos também são topo.

O resto não interessa onde compre. Compre onde quiser

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De Olympus Mons a 14.02.2023 às 14:02

E acima de tudo é - Carne, peixe e ovos E whey!
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De Paulo a 14.02.2023 às 14:43

Obrigado
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De Anónimo a 14.02.2023 às 17:21

Boa tarde,

Por acaso numa entrevista que vi ao David Sinclair, ele afirmava que deixou de ingerir proteína animal por constatar que os vegetais davam resultados bem mais positivos. Outra das rotinas que não foi mencionada e que acho que a pratica é a parte a alimentação, ou seja, só faz uma refeição ao dia.

E obrigado pela partilha.

Paulo V.
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De Paulo a 14.02.2023 às 21:00

Uma refeição ao dia? Credo.
Isso não sei se conseguirei

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