Por falar em “ciência”
Fujam, fujam todos, que o céu vai cair!!!
RCP é representive concentration pathways. Ou seja são cenários hipotéticos de acumulação de CO2 na atmosfera e correspondente forcing em wm2 no sistema climático.
Já aqui escrevi que o RCP 8.5 é uma aberração. Nem se entende como se mantém este tipo de cenário na mesa numa conversa séria sobre alterações climáticas. É só estranho e, mais importante, como o IPCC das nações unidas (que os criou) ainda aceita esta patetice.
Só para terem ideia: O consumo de energia no planeta produzida por carvão atingiu o pico em 2013. A partir de agora vai manter-se assim e começar a desaparecer lá para 2040… mas para se atingir o RCP8.5, o tal cenário mais usado pelos “cientistas” teria que se multiplicar por 5 (!) a atual utilização de carvão e aliás a concentração de CO2 na atmosfera teria que ser superior a 1200 ppm… nem vamos provavelmente conseguir duplicar para 560 ppm. Aquilo é absurdo.
Mas falo nisto pelo seguinte. Nos papers científicos que vão ser apresentados por exemplo na próxima reunião anual do AMS (American Meterological society) em janeiro temos esta beleza:
RCP 8.5 = 22 papers (Jesus H Christ)
RCP 6.0 = 0 papers
RCP 4.5= 5 papers
<-------------realidade estará algures aqui!
RCP 2.6 = 2 papers
Aquela gente (praticamente todos) que vai à mais importante reunião meteorológica do mundo sabe que aquilo é peta, aquela gente, que se chamam na sua maioria cientistas (uhhh, até trememos de medo) sabem que aquilo é tudo uma treta. - Mas sabem que tem que ser porque aquilo faz parte do kayfabe, faz parte da cultura e da narrativa do século. Aquilo, paga os seus ordenados e universidades de luxo dos filhos onde aqueles se formam em cultura woke. Mas enfim.
Ao final do dia temos que concordar que não tem grande problema. É meramente uma nova economia, uma nova indústria e terá coisas positivas (como as preocupações com o ambiente e a nossa pegada ecológica no meio ambiente) e coisa muito negativas como (desviar as preocupações com o ambiente e a nossa pegada ecológica no meio ambiente).
O que custa, mesmo, é que pessoas como eu que não são geneticamente de esquerda, tem dificuldade em fingir. Têm dificuldade em resolver dissonâncias cognitivas absurdas.
E este pessoal é demoníaco porque poderia só aceitar que ganharam e seguir a sua agenda. Mas não, não, tem que obrigar toda a gente a submeter-se e a recitar em voz alto as suas maluqueiras. Comigo não vai resultar.