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Q&A

por Olympus Mons, em 25.08.21

Um leitor colocou algumas perguntas muito especificas sobre o meu protocolo que me levou a pensar que não tinha sido específico o suficiente nos posts anteriores. Aproveito assim as perguntas do leitor para dar mais alguns detalhes.

 

  1. i) sendo o NMN tão especifico, existe alguma marca em que confies com pureza elevada?

R: Existe uma regra sagrada na compra do NMN. Primeiro é que não encontras verdadeiro NMN abaixo de 3/3,5 USD no mercado. Por isso quando encontras marcas que te estão a vender muito abaixo disso já sabes que é fraude. Ainda há não muito tempo seria 5.00 USD o limite inferior de compra. Mas agora está nos 3,5 USD ou algo do género.
Eu compro da NUTRIOP e para a minha esposa da NADLAB. Ambas são marcas em que se pode confiar, com 3rd party testing e pelo menos são enviadas da Europa e não corres o risco de descobrir que vem dos EUA (com problemas alfandegários).

  1. ii) deve ser tomado em algum momento do dia, ou em torno de refeições?

R: existe algo importante sobre NAD boosters. Seja NMN ou NR ou outro.  Tens que seguir o circadiano. Não tomes NMN antes de ir dormir, nem à noite em geral.
O que acontece com a idade é que a quantidade de NAD+ no corpo, que segue o ritmo circadiano da pessoa, não consegue subir, não consegue criar pico. Isso implicaria que como vai subindo ao longo do dia, perfeito, perfeito, seria tomar algo como às 12:00-13:00 e depois esperar para comer só mais tarde. Eu não tenho pachorra. Ou tomo logo de manhã ou esqueço-me. Por isso tomo algo como às 09:00 e isso cria-me um pico mais cedo. Não acho que tenha verdadeiro impacto. Só que o pico é atingido mais cedo e não será, pelos últimos estudos, optimal. Aliás, David Sinclair, o inventor do NMN, toma logo de manhã também e penso que algo como 6/7 da manhã.
Eu, por norma, após tomar NMN até treino (30/45 minutos depois).  No início achei que tomar NMN antes de treinar era mau para performance. E era. Mas agora penso que já tenho adaptação fisiológica e por isso não noto tanto impacto. Mas não obsta a que o optimo seria mesmo, por exemplo no meu caso, após o treino.  

iii) existem já em compridos, ou em dosagem em balança der precisão?

R: Eu só tomo em comprimido. Minha esposa no sublingual. Ainda existe muito no mercado comprimidos de 125mg que penso ser aceitável para iniciar adaptação mas não apresentam nos estudos até ao momento realizados ser suficiente. Tomo comprimidos de 500mg mas também é verdade que pelo que tenho lido ainda se vai chegar à conclusão que 300mg seria uma dose adequada. Mas a dose que parece estar a sedimentar no mercado é a de comprimidos de 500mg. O preço baixou o suficiente para não ser um problema hoje em dia. O criador do NMN toma 1g por dia, mas para ele é à borla. Pelos estudos que tenho lido as diferenças entre 500mg e 1g não parece ser de monta. Mais vale poupar o dinheiro

  1. iv) a marca em que confias do fisetin é a da imagem acima, ou confias noutra?

R: Nunca tomei daquela marca. Até ao momento comprei sempre da Doctors’s Best, 100mg 30 veggie caps. E agora tentei encomendar da cytolyfe 500mg mas como está tudo esgotado vou esperar sentado até pedir o reembolso.

Fisetin é um flavonoids e estes existem na natureza (só não em quantidade) e não é muito difícil de produzir. Logo basta manter longe do que cheire a chines e cujo preço por grama seja muito inferior. 

  1. v) quais as quantidades e frequências do colagénio e creatina?

R: Acredito que dentro de pouco tempo, todas as whey proteins virão com colagénio. Existem alguns estudos que preliminarmente já apontam para grandes ganhos de eficácia ao combinar os dois. 30/40g Whey protein após treino ou como quebra de fasting misturado com 10/15g de Colagénio em pó, junto com 5g de creatina. 
Aliás a mistura deve ser ao contrário: Primeiro a creatina, depois o colagénio… para a dissolução ser melhor.

Creatina é curioso. É talvez o suplemento mais subvalorizado do mundo para quem faça qualquer tipo de exercício físico (especialmente um que tenha qualquer explosão). Seguro, mais que comprovado…  As pessoas começam por fazer loading ao tomar 3 vezes ao dia 5g durante 5 dias e só depois tomar 5g por dia. Mas também podem só tomar as 5g dia todos os dias porque vai dar ao mesmo. Não deixa de ser curioso como logo na fase do loading eno meu caso fiquei de boca aberta como os músculos ficaram mais cheios e redondos.  

  1. vi) resveratrol ?

R: Porque não. Eu não tomo mas só porque não vejo necessidade. Aliás para tomar provavelmente iria pelo pterostilbene que é uma forma de Resveratrol muito mais potente e com absorção mais fácil. Mas continua a ser realizados estudos com Resveratrol e alguns com indicações bastante relevantes. Só nao o faço... porque também nao sei se existe demasiada ativaçao dos Sirtuans genes nao é? Não sei se não é perca de tempo. - Mas acho que quem optar por tomar não tem nada a perder.

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2 comentários

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De Anónimo a 26.08.2021 às 08:25

Caro Oympos,
Vou tentar experimentar.
Que idade tem ?
Com q idade comecou a usar estes suplementos .
Eu tenho 59. Sera tarde ou cedo.
Obg, cump.
Rui Silva
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De Anónimo a 26.08.2021 às 15:49

Caro Mons,
Obrigado pela info preciosa e pelo espírito de partilha.
Votos de sucesso,

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