Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

barradeferro

barradeferro

31 Jan, 2022

Rosa

capture rosa.PNG

Não vou perder tempo a dizer o que outros dirão e desenvolverão bem melhor que eu como análise política. Vamos ter disso em quantidades binge nos próximos dias.

No meu post original de previsão de outubro aventava essa possibilidade de Costa ganhar com maioria absoluta, mas na verdade não era essa a minha aposta. Fora isso não falhei assim tanto, pelo menos se o que se considerar como comparação for as sondagens. 

Capture votaçao (2).PNG


Nem é isso que me preocupa. O que me preocupa é o falhanço do que eu queria! Isso sim é que me preocupa. Aliás ninguém gosta de não ter o que quer, não é?

Estão a ver, o único verdadeiro perdedor desta tanga, fora o óbvio que é Rui Rio o knockoff de Costa que nunca assumiu que era de direita até ao discurso da derrota, foi na verdade o CDS. O CDS, não tendo bandeiras, porque as que eram suas já são do CHEGA e do IL não consigo ver um caminho fácil. E a perda de bandeiras do CDS não foi do Chicão foi primeiramente por opção da Assunção Cristas, convém lembrar.

Já o BE, para minha irritação, esta maioria absoluta do PS não representa o descalabro. Mesmo com o dinheiro do PRR o PS vai virar à direita, como sempre vira quando tem essa oportunidade, e isso significa que o BE e o PCP vão poder brandir as suas bandeiras de sempre e o povo português, que é de alma e coração de esquerda (direita são 10-15% dos portugueses), irá ter saudades, e muitas, da sua querida geringonça. - Dentro de 4 anos, à custa do PS primeiramente, o BE tem a possibilidade de voltar a ser uma força política de 8-10% de votos do eleitorado porque pode estar 4 anos a dizer “estão a ver, sem nós os avanços sociais pararam!”. Não me surpreenderia uma votação até mais expressiva!

Volto a dizer, mesmo com o PRR, vem aí dias complicados a nível de contas publicas visto a europa querer meter as suas contas na ordem. Isto vai significar coisinhas daquelas que a esquerda não gosta, mas que o PS vai ter que fazer sem abrir o bico.

Eu teria preferido uma geringonça 2.0 , mesmo que significasse a entrada do protagonista mais perigoso para Portugal, Pedro Nuno Santos, mas significando que dentro de 4 anos a direita esmagaria  a esquerda e isso seria talvez uma das ultimas hipóteses de refundar o regime. Assim, garanto-vos que dentro de 4 anos a conversa vai ser mais do mesmo. Do mesmo, mas igual aos últimos 6 e não aos 4 que se vão seguir agora.  Infelizmente é essa a via escolhida pelos Portugueses.

O CHEGA e o IL poderão ter um outro papel.  Mas ficará para outro post.