Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Achei que só devia escrever este post após as primeiras sondagens sobre a próximas legislativas porque por vezes a perceção que o povo ganha dos eventos consegue surpreender. Mas não resisti, porque só assim terá mesmo piada.
Na minha mente, diz a lógica que só temos duas verdadeiras hipóteses para primeiro ministro e arrisco a dizer já! Tendo a perfeita noção que nem sempre esta minha versão nostradamus me corre bem.
Assim, o próximo primeiro-ministro ou é António Costa ou Pedro Nuno Santos. Isso mesmo, Pedro Nuno Santos. E a minha grande aposta nesta altura é que Pedro Nuno Santos será o próximo Primeiro-Ministro alicerçado na geringonça II. Nao sei se com ministros do bloco, ou do PCP, ou com qualquer outra formulaçao, mas que quem julga que o processo de Syriza(cão) de portugal era coisa fora de causa... enganem-se - Tuga consegue fazer merda mesmo quando já nem latrinas há.
Mas primeiro. A maior probabilidade de votação nas próximas eleições será:
PS= 34 - 37%
PSD = 28 - 31%
Chega = 8.0 - 10%
Be = 5.1 -6.5%
PCP =4.4 - 5.5%
IL= 4%
CDS = 2.1%
PAN = 2.8 %
(nota: estas percentagens foram tiradas da minha cabeça em feeling, nao tem nada de científico...)
O problema é que partidos como o CHEGA, até pode ter 10% dos votos que não terá mais do que 8 deputados ou algo do género, porque os seus votos estão todos espalhados pelo país e por zonas que não elegem muitos deputados. Até o PAN com uma percentagem pequena de votos irá eleger deputados porque está concentrado em Lisboa (nos centros urbanos). Logo, a direita, a meu ver, tem uma probabilidade baixíssima de conseguir nesta altura uma maioria de deputados.
Por isso, na minha mente, fica esta duas hipóteses.
António Costa considerou que ou era agora ou nunca, até porque consta que ele já está farto desta conversa constante à esquerda, daí que vai apostar os chips todos na maioria absoluta. Mas ele também sabe que a não acontecer, porque ele sabe que existe essa hipótese, essa maioria absoluta a maioria de deputados será sempre à esquerda, a maioria da esquerda estará assegurada, e ele não terá problema nenhum, nenhum, em partir para os próximos voos na Europa entregando as rédeas do PS… ao único homem capaz de reconstruir uma nova geringonça de esquerda. - Pedro Nuno Santos o homem do PS mais próximo do Bloco de Esquerda do que das últimas versões mais maduras do PS, amigalhaço da Catarina, da Mariana, do João Oliveira, do António Filipe.
Ao final do dia, será o que for. Mas para mim, acho que as primeiras sondagens não trarão surpresas e serão muito parecidas com os valores que acima coloquei.
Se isso acontecer, resta-nos observar o seguinte: Até que ponto o PS domina mesmo o paìs e acima de tudo todas, todas as plataformas de comunicação em Portugal. - Vamos poder observar que kayfabe, que narrativa, vai andar por aí durante a campanha. Será a favor do António Costa e da sonhada maioria absoluta ou, alternativamente, a preparar o caminho do Pedro Nuno Santos. Nada é tão revelador como o portugal que se ergue quando o PS vai a votos.
Vamos observar…
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.