Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Da senda do …”não entendo como a generalidade das pessoas não tem um protocolo anti-envelhecimento” , é de referir este estudo.
https://www.aging-us.com/article/203736/pdf
CaAKG, Calcium alpha ketoglutarate, é uma das últimas adições na luta contra o envelhecimento nas listas dos entendidos e já coloquei um post anterior sobre o assunto, referindo porque o tinha juntado ao meu protocolo. CaAKG é relativamente barato, especialmente de for AKG ou AAKG, que pelo que tudo indica é o AKG que tem impacto, por isso não interessa particularmente ao que se junta. Qualquer site ou loja de suplementos em Portugal vende.
Também já aqui disse que estudos com humanos e com controlo são imensamente caros. E, além do mais, este estudo tem que ser tomado com um grãozinho de sal, porque foi pago pela rejuvant que é uma marca que vende CaAKG. Genuinamente só temos que desejar sorte a esta marca, porque não é fácil investir 1 milhão de euros nestes estudos (sim custa assim tanto) e correr o risco de obter um resultado dececionante. E ao final do dia, dados são dados.
Mas seja pago pela rejuvant ou não, a verdade é que não deixa margem para dúvidas que 6 meses de uso baixou a idade biológica dos participantes em 8 anos. Isso os dados não deixam margens para dúvidas. E acresce que as pessoas por detrás destes estudos são cientistas com bastante experiência e com referências académicas. Entre esses autores do estudo está Brian Kennedy que iniciou esta cadeira há mais de 20 anos conjuntamente com David Sinclair de Harvard.
E quando este pessoal fala em idade biológica é medida pela methylation do ADN. Há pessoas com 50 anos de idade e uma idade biológica (Methyls) de 40 anos e vice-versa. Também existem já testes que se encomenda e dá a nossa idade “real”… quer dizer que avalia um determinado número destas “cicatrizes” epigenéticas e que tem um custo relativamente barato. Pese embora também exista críticas devido ao facto dos que são vendidos comercialmente medem um número demasiado restrito de marcadores o que reduz a sua precisão. Enfim, isto é tudo muito novo por isso naturalmente existem muitas opiniões e poucas certezas.
Eu escrevo este post não pelo estudo em si, pese embora seja relevante sempre que sai estudos destes em sujeitos humanos sendo a tão esperada chegada dos estudos em humanos ao invés de ratos ou yeast cells, mas porque este tipo de resultado é surpreendente porque na minha mente teria necessariamente que levar mais tempo a ter resultado do que meramente meses de utilização destas moléculas como ocorreu neste caso em particular. - Parece-me assim a mim que muitas destas coisas, NMN, NR, CaAKg, batem todas no mesmo prego, que é primariamente no metabolismo. - Sabemos que alterações no metabolismo são uma das principais causas do envelhecimento e das doenças e fragilização física que vem associado.
Mas tão pouco tempo de utilização criar uma redução na idade biológica de 8 anos é no mínimo surpreendente.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.