Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Escrevi este post (http://barradeferro.blogs.sapo.pt/o-truque-12831) há quase 2 anos (Fevereiro de 2014). Após as autárquicas que o PS ganhou com 37% dos votos e antes das Europeias que ganhou com 32% dos votos.
Eu, Nostradamus 2.0 , penso que chegou a altura de o comentar. escrevia eu...:
“…
Voltando ao truque. O truque do PS que resulta no contexto do mecanismo acima descrito (este à escala portuguesa) é fazer um congresso e substituir o actual líder pelo Tony Costa….
… e assim aconteceu com o golpe de estado realizado pelo António Costa contra o Tozé!
O Tony cala-se (como PPC antes de ganhar) e de forma natural o verde passa a amarelo é mesmo bonito, não é?
… e assim não aconteceu porque o Tony não se calou. Penso ser consensual nas análises políticas proferidas, que o Tony se tramou a ele próprio por não ter calado a boca!
Paralelamente poderão todos observar o modo como o PS domina a imprensa em Portugal. O truque só resultará com a conivência dos media que terão que não fazer qualquer ponte entre o PS do ToZé e do PS do Tony! Mas isso já sabemos que é garantido, não é?
… e como observámos o tozé na imprensa estava ungido a primeiro-ministro desde o primeiro momento!
Duas questões de interesse. A primeira é como é que vão correr com o tozé. Não sou um politólogo logo não sei se já está atrasado ou o truque resulta sempre e nem é necessário muito tempo. Talvez tenha a ver com as europeias. Estrategicamente espera-se que o PS tenha um mau resultado para substituir o actual líder. Provavelmente, o truque parta do facto de qualquer que seja o resultado, aparte de uma votação que indicie maioria absoluta, não ser suficiente para salvar o líder e levar à indignação e sua substituição.
… e pá! e não é que foi mesmo assim o truque!?!
Logo após as europeias vamos ver os Pedro Adão e Silva, as Constança Cunha e sá, Pedro marques (sim, sei que é do PSD – pois abelha, vai perceber que Roma não paga) a malhar no tozé. No fundo a cada um o seu papel e quem aposta comigo que o Adão e Silva vai sair do armário e assumir a sua posição de político no PS no prazo de algo como um ano?
… convenhamos que foi na mosca, certo?!
Contudo, além da arraia-miúda acima referida teremos que ter pesos pesados. De Jaime gama a Henrique Neto, etc, na certeza que o mais fácil será soprar aos ouvidos do Mário Soares e lá vai ele a achar que foi ideia dele… Coitado do velho.
… MeuDeus… Nostradamos, roi-te de inveja!!!
E a segunda é que Interessa particularmente perceber até que ponto o povo português é assim. Sim,assim venezuelano. Porque isto tudo vai ter que ser feito com uma celeridade que não a normal e tenho para mim a certeza que na maioria dos países mais desenvolvidos, democraticamente, não seria conseguido - No way! A distância entre as elites (no caso do PS) e o povo votante tem que ser muito grande. Uns têm que ser muito inteligentes e os outros muito estúpidos.
…. Ao ponto de observarem calmamente o um dos maiores perdedores de eleições legislativas em Portugal desde sempre a realizar uma alteração de regime à frente dos nossos olhos! Sim venezuelanos e muito!
E a prova disto é que não estou mesmo (e posso estar errado) a ver o ToZé a ir às legislativas. Not a chance in hell! E acho que toda a gente sabe (até ele) e não me dizem!
… I rest my case.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.