Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tudo gajos brilhantes!

por Olympus Mons, em 18.12.20

A lógica brilhante de um Tuga, que não sabe que é tuga.

Acabei de ouvir o programa diário do Camilo Lourenço no Youtube e novamente ele mantém em parte a tanga do costume sobre a TAP.
https://www.youtube.com/watch?v=ELD1rF2sczc&t=471s

Se bem entendo esta conversa do Camilo Lourenço (sobre a TAP).

Não vou repetir tudo o que já expliquei sobre exportações, balanço positivo na balança comercial, etc. num país com desequilíbrios crónicos nessa área. - Mas espanta-me que Camilo Lourenço não perceba, ou como bom tuga só percebe o que lhe dá jeito, a diferença entre importação e exportação e a diferença de ter voos de uma empresa portuguesa que partem de Portugal ou o inverso. Uma empresa com tripulação portuguesa, com empregos portugueses, com catering português, etc. etc.

Na conversa dele, se a TAP desaparecer claro que outras companhias, outras empresas estrangeiras, ocuparão o espaço deixado vazio pela TAP. Como sabemos, substituir empresas portuguesas por estrangeiras é sempre algo positivo, não é camilo. Sim, aumentarão as frequências dos seus voos de “lá para cá”  e com isso em certa medida, mas menos do que pensam pessoas como o Camilo, a oferta de voos para Portugal será colmatada. Dito isto… mas o Camilo acha que os 3 mercados onde os turistas mais aumentaram para Portugal em 2019 (EUA, Brasil e Irlanda) não teve nada, mesmo nada a ver com a coincidência de a TAP ter aumentado frequências para EUA e aberto os voos de São Francisco, Chicago ou, no caso Irlandês, o muito ansiado voo diário para Dublin? Acha?
Nada impedia as outras companhias de o ter feito, não é? A oferta também cria procura.

Mas nem o que escrevo acima me levaria a escrever este post. Farto da conversa da TAP estou eu. Mas sim para explicar algo mais, que no fundo é o que me chateia, que é que a inteligência tuga só vai até ao nível…3.

Sim caro Camilo, Air France faria o Paris-Porto ou a Lufthansa o Frankfurt-Lisboa… mas, quem faria o Nice, Veneza, Sevilha, tel aviv e mais 50 destinos que não são os mais sonantes? – Ninguém.  E mesmo desses voos de Lisboa-Paris, que a TAP tem 5 ao dia, mais de metade não são portugueses nem pessoas que fiquem ou estiveram em Portugal e como tal nessa sua conversa de Duh, what the Fucks, por vezes profundamente idiótica esses voos seriam reduzidos a menos de metade por falta de procura. E quantos menos oferta… menos…?

 E acha o Camilo Lourenço que Lisboa é das cidades (para a sua dimensão) mais bem servida de destinos no mundo porque os portugueses são muitos? Porque temos muito turistas?  

O voos de Veneza existem não é porque os venezianos veem em barda passar férias a Portugal ou os Portugueses vão em barda para Veneza! O voo existe porque existe em barda gente desde do Brasil à emigração do voo de Dakar (e da network TAP toda) que querem ir também para Veneza! E vice-versa. São pessoas que usam o Hub de Lisboa para ir do ponto C para o ponto B passando pelo A que é o Hub de Lisboa.  O tráfego local nesse voo é 30% - Os restantes 70% são passageiros em O&D que nem portugueses são e que escolhem vir pelo HUB de Lisboa pagando a uma empresa portuguesa que depois consome produtos e serviços em Portugal, que dá empregos e paga impostos em Portugal, etc… Uma companhia aérea só é viável com estes passageiros e arranjar estes passageiros é que é do camandro. Não são os Point to point. E estes são os passageiros que nem querem vir para Portugal mas que deixam muito do seu dinheiro em Portugal porque escolheram uma empresa portuguesa, que são o segmento mais difícil de atingir e que permitiu às companhias ainda sobreviver fora do modelo low cost que só dá para voos abaixo das 3 horas de voo. E o resto?
No dia em que Portugal perder este mercado, este HUB e este trafego em O&D ... nunca, mas nunca mais o recupera. Perdeu, morreu.

 Sim, depois de alguém perceber isto podemos construir argumentação que pode ser elucidativa ou construtiva para o nosso conhecimento e tomada de decisão e, obivamente, sobre os 3 mil milhões de euros. mas fazer o que os Camilos Lourenços, na sua imensa Tugice, gostam de fazer só faz de nós aquilo que a Filomena Mónica disse… Não dá para ter orgulho de ser Português, é só o facto de termos nascido aqui e pronto.

Mas é assim tao difícil perceber isto? Vá camilo, faz mais um programa sobre como os portugueses parece que "gostam de ser pobres". Bem diz o outro, quem não sabe fazer ou ensina ou é Jornalista.

Nota: Já disse que o desaparecimento da TAP seria benéfico para mim profissionalmente.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.12.2020 às 00:10

No dia em que Portugal perder este mercado, este HUB e este trafego em O&D ... nunca, mas nunca mais o recupera. Perdeu, morreu.

Exato. Tudo indica que os atuais donos das grande empresas de aviação não vão deixar passar esta oportunidade de comprar uma pequena companhia por um preço irrisório, como aconteceu com os bancos quando da crise subprime...

O interesse de Portugal não conta nada para essa gente. Querem Hub? vão a Madrid.
Imagem de perfil

De Olympus Mons a 22.12.2020 às 17:00

O interesse dos portugueses na generalidade tambem não é ter um HUB. E esse sim é o problema principal, não acha?
Esqueça os outros.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D


Links

Blogs